domingo, 16 de outubro de 2011

O fim da Monarquia em Portugal

O dia 5 de Outubro marcou os 101 anos da Proclamação da República, em Portugal.  Aqui fica mais um dos textos que escrevemos, sobre esse tema.


O fim da Monarquia em Portugal

O fim da monarquia em Portugal … teve início em 1807, quando Portugal foi invadido por tropas francesas.
Apesar de terem sido expulsas, o rei também fugiu para o Brasil.
As invasões francesas deixaram Portugal muito destruído e os portugueses muito descontentes e dessa situação resultou uma revolução liberal, em 1820.
Depois desta revolução, em 1822, é feita a primeira constituição portuguesa, onde são tirados todos os poderes ao rei e são dados direitos iguais a todos os portugueses.
No dia 5 de Outubro de 1910 chega ao fim a monarquia e Portugal passa a ser uma república, onde é um presidente que representa o país e onde é escolhido por todos, nas eleições.

Maria Domingues
4ºG

domingo, 9 de outubro de 2011

O fim da Monarquia em Portugal

O meu nome é Andreia, vivo em 1925, e vou contar-vos como acabou a Monarquia e como começamos a ser uma República.
Foi em 1908 que subiu ao trono o último rei D. Manuel II, nascido no Palácio de Belém a 15 Novembro de 1889. Era o segundo filho do rei D. Carlos. Tornou-se rei porque o seu pai e seu irmão mais velho foram mortos num regicídio, em Fevereiro de 1908. Foi um dia horrível, eu estava no Terreiro do Paço, no meio de uma grande multidão, quando se ouviu um tiro, que ninguém percebeu de onde era. De repente, alguém dentro da multidão começou a disparar contra o rei. Fiquei com tanto medo que fui esconder-me debaixo de uma arcada. Entretanto, o rei e o seu filho mais velho foram mortos e foi assim que D. Manuel II, como o segundo filho do rei D. Carlos, se tornou rei.
Era novo e inexperiente, pois não tinha sido educado para ser rei. Talvez por isso mesmo, eu sentia que o povo tinha carinho por ele. Lembro-me de ir junto com a multidão aclamar o novo rei, quando apareceu à janela no Palácio das Necessidades. Infelizmente o mesmo grupo de pessoas, que achavam que a Monarquia não era a melhor forma de governar o país, pertencentes ao partido Republicano, foram-se revoltando e conseguiram acabar com a Monarquia em 5 de Outubro de 1910, obrigando o rei D. Manuel II a fugir com a sua família para Inglaterra para não serem presos ou até mortos.
Foi assim instituída a República. Meses mais tarde o povo elegeu para 1º Presidente da República o Dr. Manuel de Arriaga. Com esta mudança senti algumas alterações na minha vida, como por exemplo:
- Foi adotada uma nova bandeira
- Foi escolhido um novo hino para a nação
- Deixamos de ter o real e passamos a ter o escudo como moeda oficial.

Andreia Gomes 4ºG

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O fim da Monarquia em Portugal

Aproveitámos a comemoração do 5 de Outubro, para ficar a saber mais sobre os dois últimos reis de Portugal, bem como sobre os acontecimentos que levaram ao fim da monarqui nos nosso pais. Vimos alguns documentários e pesquisámos sobre o tema na internet e nos livros de História.
Depois, demos larga à nossa imaginação... aqui ficam alguns dos resultados...

O fim da monarquia em Portugal
 Este dia ficou na história de Portugal, como um dos mais importantes.
A 4 de Outubro de 1910 começou uma grande revolução e no dia seguinte, a 5 de Outubro deu-se a proclamação da República em Lisboa.
 Na altura, D. Manuel II, o último rei de Portugal foi aconselhado a fugir para o Palácio Nacional de Mafra e quando a república se instalou, o rei embarcou  na Ericeira, com o objetivo de ir viver para outro país.
  Mais tarde, a família real desembarcou em Gibraltar no iate “Amélia” e dali seguir para o Reino Unido, onde se exilou.
Afonso Pato 4ºG